Conheça os 6 pontos da carne vermelha

A carne vermelha é sem dúvida a mais pedida em churrascarias. Seja ela malpassa, ao ponto ou apenas selada, a temperatura com que é preparada faz toda a diferença.

No entanto, o ponto influencia de maneira direta na textura, no sabor, na suculência e na maciez da peça. Sendo assim, para saber prepará-la de forma ideal, é preciso conhecer as diferenças e características entre os pontos.

Ao longo deste conteúdo, iremos explicar quais são os tipos e ainda a maneira de alcançá-lo. Tudo para que você saboreie uma carne macia, suculenta e no ponto perfeito para o seu paladar!

Conheça os 6 tipos de pontos da carne vermelha

São 6 os principais pontos para os diferentes cortes  de carne. As diferenças entre eles podem ser poucas, porém, são superimportantes para garantir o sabor e a textura da carne.

Além disso, as técnicas para os preparos são diferentes umas das outras. Confira quais são a seguir!

1- Carne selada

O ponto selado é considerado o mais macio e o preferido dos amantes da carne vermelha.

O seu preparo é simples e rápido, basta que a carne fique em contato com uma chapa bem quente com aproximadamente 50ºC por alguns segundos. É importante se atentar para não deixar tempo demais e perder a suculência.

2- Carne malpassada

São poucas as características que diferem o ponto malpassado para o selado. Porém, nesse ponto ela fica mais grelhada por fora e com o interior em um tom vermelho bem vivo.

A temperatura para o preparo deve ser entre 52ºC e 55ºC, com um tempo de preparo em uma grelha de aproximadamente 3 minutos.

3- Carne ao ponto para malpassada

Quando falamos em uma carne ao ponto para malpassada, nada mais é do que um meio termo entre a malpassada e ao ponto. Inclusive, é um dos pontos menos solicitados nas churrascarias, uma vez que as suas bordas são mais assadas e menos suculentas.

4- Carne ao ponto

Um ponto tradicional que conta com alterações quando comparado com os demais é a sua textura mais firme. Uma carne ao ponto é levemente mais assada, assemelhando-se a uma cor caramelizada, com o seu interior apresentando uma pequena faixa vermelha. 

De toque macio, a carne deve ser preparada entre 60ºC a 65ºC por cerca de 6 minutos em grelha.

5- Carne ao ponto para bem-passada

É geralmente uma carne mais seca e dura, onde a sua cor acaba sendo mais escura, junto a uma crosta mais crocante por fora.

6- Carne bem-passada

Não é uma das menos solicitadas em churrascarias, pois é mais seca, sem suculência e com o interior opaco, sendo mais crocante e rígida. Para chegar a esse ponto é preciso uma temperatura de 70ºC e um preparo em fogo alto de até 10 minutos.

É comum que a carne bem-passada seja confundida com uma carne queimada, mas, não é bem assim. Esse é o ponto queridinho de quem não é muito fã de carne, pois o sabor original é alterado. 

Afinal, existe um ponto ideal para a carne?

Para chegar ao “ponto ideal”, e que agrade a todos, é fundamental se atentar ao corte da carne, afinal, quanto mais grosso ele for, mais tempo levará para atingir o ponto desejado.

Como o nome sugere, a carne ao ponto é considerada a ideal, ou seja, ela não estará nem crua e nem bem-passada, mas sim no ponto certo. Contudo, cada pessoa tem seu próprio gosto pela carne, e isso faz com que os preparos sofram variações para que todos os paladares sejam atendidos.

Nas churrascarias, a carne é, em sua maioria, oferecida ao ponto, mas isso não quer dizer que ele seja o único. O consumidor pode e deve solicitar uma carne malpassada ou bem-passada a fim de agradar o seu paladar.

Saboreie os melhores pontos de carne na Zelão Churrascaria!

Esperamos que este conteúdo tenha sido enriquecedor para você, amante de uma carne naquele ponto considerado ideal ao seu paladar.

Pensando em oferecer os melhores cortes, pontos e sabores, gostaríamos de convidá-lo para conhecer a Zelão Churrascaria. Há mais de 27 anos no mercado, atua com o tradicional jeito gaúcho de fazer churrasco.

Conheça nossos espaços, nosso menu e faça agora mesmo a sua reserva. Zelão Churrascaria – a melhor da Serra Gaúcha!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *