Tudo o que você precisa saber sobre o Bife de Chorizo e o Bife Ancho

Quando o assunto é churrasco, os brasileiros entendem do assunto. São muitas as novidades, cortes diferentes e dicas capazes de tornar o momento do churrasco em uma verdadeira experiência gastronômica.

No entanto, você já ouviu falar no Bife de Chorizo e Bife Ancho? Trata-se de cortes maravilhosos, suculentos  e de sabor sem igual. Porém, essa variedade pode causar dúvida aos churrasqueiros de plantão. Afinal, desses dois cortes, qual é o melhor para o churrasco?

Para auxiliar você na escolha, hoje nós vamos tirar essa dúvida. Ao longo deste conteúdo será possível conhecer os dois tipos de carne, além de suas características. Certamente será mais fácil escolher a melhor ou, quem sabe, as duas. Boa leitura!

O que é o Bife de Chorizo?

Muito conhecido na região da Argentina, é um corte retirado do miolo do contrafilé, ou seja, do meio da peça de carne. É uma parte macia, pois o boi a utiliza pouco em sua movimentação, evitando assim que seja um corte rígido.

A peça de Chorizo conta com a medida ideal de marmoreio (gordura visível da carne) sendo composta por uma grande camada de gordura na parte superior e uma faixa de carne, assemelhando-se bastante à picanha.

O Bife de Chorizo é, em sua maioria, servido grelhado ou assado, e quase sempre seu preparo é feito com grandes bifes servidos em tiras. Além disso, possui as seguintes características:

  • sabor marcante e único;
  • a carne apresenta textura macia;
  • a sua gordura faz com que a suculência seja mantida;
  • é um corte maior, o que acaba rendendo mais porções.

Essas características são responsáveis por garantir um sabor único, além de preservar sua umidade natural,  proporcionando uma carne ainda mais suculenta.

Bife de Chorizo no churrasco

Fazer um churrasco com Bife de Chorizo demanda cuidados no preparo, começando por uma brasa branda sem chamas e labaredas, tudo para que ele não queime.

A carne precisa ser grelhada por cerca de 15 minutos e servida no ponto para malpassada. No entanto, o tempero é que faz toda a diferença. Mas, não se preocupe, somente o sal grosso triturado é considerado perfeito.

O segredo é batê-lo no liquidificador e passar no bife, assim, você não vai salgar ou até mesmo ressecar a sua carne.

Conheça o Bife Ancho

Outro corte famoso na Argentina é o Bife Ancho. Conhecido também como bife de costela, é retirado da parte traseira do contrafilé, tendo uma camada de gordura com característica marmoreio, o que influencia no sabor e maciez da carne.

No geral, a peça é composta por duas partes de carne, sendo uma maior e uma menor, separadas por uma vasta porção de gordura no centro.

Uma vez que a gordura se encontra no meio da peça, ela não forma a famosa casquinha crocante de gordura durante o seu preparo. No entanto, outras qualidades são destacadas:

  • é um corte extremamente macio;
  • por ter alto teor de gordura, apresenta mais suculência;
  • é versátil, podendo ser preparado de inúmeras maneiras;
  • por ser uma carne mais grossa e com uma faixa de gordura, acaba tendo um charme todo especial.

É hora de preparar o Bife Ancho na churrasqueira

Seja na panela de pressão, servido com batatas, preparado na cerveja ou  na pedra de sal, o Bife Ancho é altamente versátil.

Portanto, trata-se de um excelente corte para churrasco. Basta temperá-lo apenas com sal grosso. Procure deixá-lo no ponto malpassado para usufruir de sua máxima suculência e sabor. Uma dica é assar com o fogo forte, mas sem labaredas, com uma distância de no mínimo 15 cm do fogo.

Afinal, Bife de Chorizo ou Bife Ancho, qual o melhor?

Como pudemos perceber até aqui, a principal característica do Bife Ancho é a sua gordura na parte central, diferentemente do Bife de Chorizo que se assemelha à picanha, tendo a sua camada de gordura na parte externa.

De forma geral, ambos são cortes de máxima qualidade, suculência e maciez, inclusive são muitas vezes eleitos como cortes melhores do que a picanha.

Indo direto ao ponto, o Bife Ancho é indicado para quem prefere uma carne macia e de sabor brando. Por outro lado, o Bife de Chorizo agrada paladares mais rústicos por conta da sua textura única e sabor marcante.

E então, já sabe qual carne escolher? Certamente os dois cortes são deliciosos, macios e de muito sabor, sendo excelentes para aquele churrasco de final de semana.

Esperamos que este conteúdo tenha auxiliado você a entender melhor sobre as carnes e assim poder decidir pelo corte que mais agrada o seu paladar. Mas, nada melhor do que prová-las, não é mesmo?

Aproveite para conhecer a Zelão Churrascaria e provar o Bife de Chorizo, Bife Ancho e muitos outros cortes maravilhosos. Faça hoje mesmo a sua reserva e desfrute das delícias do lugar!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *