Vinho e churrasco: é hora de combinar as particularidades de cada um!

O churrasco é um verdadeiro evento, afinal, come-se bem e bebe-se bem. É comum pensar na clássica cerveja para a ocasião, porém, os vinhos também podem ser um excelente acompanhamento.

Vinho e carne são conhecidos por se completarem, mas, e quando essa carne vai para a grelha? A escolha da bebida pode acontecer pelo tipo de uva, idade da bebida, acidez e demais características.

Ao longo deste conteúdo, será possível entender qual vinho combina com churrasco, suas combinações e muito mais. Continue acompanhando e fique por dentro do assunto. Vamos nessa?!

Saiba como escolher o vinho ideal para o seu churrasco

Assim como toda harmonização, é fundamental que se tenha um entendimento do alimento a ser servido, seu preparo e o local onde será preparado e servido. 

No entanto, o churrasco vem de uma tradição mais rústica, com pouco ou nenhum tempero, tudo para preservar o sabor, a textura e o aroma do corte escolhido. No momento de harmonizar churrasco e vinho se atente a pontos essenciais, como:

  • o churrasco tem um sabor mais defumado, então, o vinho deve seguir a mesma linha. Vinhos tintos jovens, por exemplo, lembram levemente madeira;
  • cada corte é único, seja em textura, suculência ou gordura, assim, o vinho também deve ser bem encorpado e ácido quando necessário;
  • os temperos também auxiliam no processo. A pimenta combina com os vinhos com especiarias, enquanto o molho barbecue com os frutados.

Por fim, fique atento ao uso excessivo de sal e pimenta pois reforçam o álcool. Para garantir que nada saia do controle, opte por selecionar vinhos com um teor alcoólico de até 13%.

5 vinhos e suas combinações perfeitas!

Vinho e churrasco podem sim ser uma ótima combinação, mas, como escolher a bebida perfeita? 

Por ser uma bebida pouco popular em momentos como esse, é comum ter dúvidas, e, por essa razão, separamos 5 dicas importantes para você realizar a harmonização perfeita entre vinho e o tradicional churrasco.

1- Vinho Malbec e Bife Ancho

O sal grosso e a gordura se adequam bem às harmonizações, portanto, o vinho Malbec produzido com uvas de alto teor em tanino – uma substância de cor forte e sabor marcante, é indicado para cortes mais suculentos e fibrosos, como o Bife Ancho e o tradicional Contrafilé.

2- Vinho Cabernet Sauvignon e Picanha

A acidez presente nas uvas Cabernet Sauvignon auxilia no corte das moléculas de gordura, fazendo com que os cortes mais gordurosos como a Picanha demandem um vinho mais ácido a fim de promover um equilíbrio entre as opções.

3- Vinho Chardonnay e Filé Mignon

O vinho branco é conhecido por sofrer inúmeras transformações microbiológicas. Sendo assim, ele promove uma sensação mais pesada, com aromas únicos que se encaixam perfeitamente em uma harmonização com o Filé Mignon.

4- Vinho Carmenére e Sauvignon Blanc e Frango

Uma combinação que não tem erro são as carnes brancas com os vinhos brancos. Frangos temperados com ervas finas, por exemplo, devem ser acompanhados por Vinho Sauvignon Blanc, produzido com uvas brancas que remetem a um aroma de ervas, ou ainda o Carmenére – uma uva mais tinta, porém, que segue o mesmo sentido de harmonização.

5- Vinhos Rosés e Espumante e Linguiças

A linguiça é ideal para variar sabores e apostar nos Vinhos Rosés e Espumantes, tudo por conta da sua acidez elevada que atua no combate à gordura presente nesse tipo de alimento.

O corte de carne e o vinho ideal

O momento e escolha do vinho ideal para o churrasco não deve levar em consideração apenas os cortes de carne e seus acompanhamentos, mas sim as suas características, o que inclui sabor, maciez e principalmente a gordura.

Desse modo, a bebida escolhida poderá acompanhar de maneira sutil cada particularidade das carnes.

Carne macia e de textura agradável

As carnes contam com diferentes níveis de maciez e textura, pontos que devem ser considerados durante a escolha do vinho. De forma geral, o churrasco pede um vinho mais encorpado. Os taninos presentes nos vinhos auxiliam inclusive na mastigação.

Corte mais gorduroso

A gordura é combatida com a acidez do vinho, então, quanto mais gordurosa a carne, maior deve ser a acidez da bebida. Indica-se a seleção por vinhos de taninos mais jovens a fim de conciliar os sabores.

Mais sabor e suculência

Por último e não menos importante, é fundamental ajustar o vinho escolhido com o sabor e a suculência do churrasco. A bebida pode ser indicada para realçar ou reduzir a intensidade presente no sabor da carne.

E então, já sabe qual vinho escolher para o seu churrasco? Venha viver a experiência do tradicional churrasco gaúcho na Zelão Churrascaria. Aproveite para conhecer nossa carta de vinhos e assim harmonizá-los com os melhores pratos.

Para reservas, clique aqui e fale com um de nossos atendentes!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *